A mesquita gay de Cape Town oferece um paraíso raro

1/11/2016
As orações de sexta-feira na Mesquita do Povo na Cidade do Cabo se parecem com qualquer outra ao redor do mundo islâmico, exceto nesta cidade sul-africana o imã é abertamente gay e o ensino promove direitos homossexuais.



É uma postura que provoca indignação de muitos muçulmanos, mas Muhsin Hendricks construiu uma pequena congregação leal, ajudando os adoradores a tentar reconciliar sua sexualidade e sua religião.



"Às vezes eles sentem que eu deveria ser atirado da montanha mais alta, e às vezes eles apreciam que há um imã que está disposto a trabalhar com pessoas com quem eles não estão dispostos a trabalhar". 

A cidade do Cabo tem uma cena ativa gay, e é frequentemente descrito como a "capital gay" da África, com um bairro de gay-friendly restaurantes, bares, casas de hóspedes e clubes perto do centro da cidade.

Em 1996 Hendricks fundou "The Inner Circle", um grupo de apoio para muçulmanos que vivem em Cape Town, que se sentiu rejeitado devido à sua orientação sexual, o que levou a ele a instalação da mesquita cinco anos atrás.


Em contraste com as emoções que cercam o tema explosivo do Islã e da homossexualidade, a mesquita oferece um lugar calmo e aberto para os muçulmanos gays adorarem juntos.


"Eu me divorciei aos 29 anos depois de me casar (com uma mulher) por seis anos", disse Henrdicks, 48 ​​anos.


"Esse era o ponto onde eu simplesmente sentia - não mais vida dupla. Eu precisava ser autêntico comigo mesmo, e parte desse processo era livrar.


"Este é quem eu sou e se isso significa que eu vou ser morto por causa da minha autenticidade, então é assim que eu escolho encontrar Deus".


Hoje, a mesquita, localizada nos escritórios do Inner Circle, tem cerca de 25 adoradores regulares, e até oferece uma bênção de casamento para casais gays.


A Constituição da África do Sul de 1996 foi a primeira do mundo a proteger os direitos dos homossexuais, e o país é o único na África que permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo.


Mas muitos sul-africanos de todos os grupos religiosos são menos tolerantes, e as pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) são freqüentemente sujeitas a discriminação e violência.


Existem cerca de 300 mil muçulmanos na Cidade do Cabo e a maioria dos líderes de mesquitas da cidade toma uma posição clara contra a homossexualidade, encorajando inclusive a prisão em casa e "tratamento corretivo".


"A homossexualidade é inaceitável e a punição será o fogo", disse à AFP Imam Pandy, líder de uma mesquita em Mowbray, um distrito central ocupado de Cape Town.


"Como você pode ser homossexual, é proibido, e é seu dever como imã ou muçulmano ir falar com eles e dizer 'não, não pode ser'".


O grupo do Inner Circle trabalhou por 20 anos para apoiar muçulmanos gays, muitas vezes lutando para sobreviver contra a oposição esmagadora dos líderes islâmicos ortodoxos.


"As mensagens que a comunidade muçulmana recebe sobre questões estranhas vem de um clero que é completamente homofóbico", disse Abdul Karriem Matthews, gerente de programa do Círculo Interior.


Para os fiéis como Zaid Philander, um professor de arte local, a mesquita oferece um refúgio de boas vindas, bem como acesso a aconselhamento após ele suportar um ritual "corretivo" angustiante conduzido por um charlatão "médico" na Cidade do Cabo.


"Há muitas vidas sendo destruídas com base na sexualidade e na religião, e isso precisa mudar", disse ele. 


 "Aqui eles são os pioneiros desta mudança, e este é um bom lugar para começar.

"Eu escolho estar em um lugar onde eu possa ter um relacionamento saudável com Deus, e o Círculo Interior me dá a liberdade de ser a pessoa que sou."


Em uma recente sexta-feira de  orações uma visitante do Oriente Médio deu um sermão a cerca de 30 pessoas citando passagens do Alcorão para promover uma versão aceitando do Islã.


Ela pediu para não ser identificada ou citada por medo de represálias hostis em seu país natal, onde o culto aberto por muçulmanos gays seria inimaginável.


Hendricks, cujo pai era também imã, viaja pelo mundo inteiro para espalhar sua mensagem a outros muçulmanos gays para que permaneçam positivos.


"Quero ... chegar a um ponto em que possamos incluir pessoas estranhas", disse ele.  


"Eu não vejo a comunidade muçulmana como o inimigo."Imam Muhsin Hendricks faz suas abluções antes do início da oração Jumu'ah na Mesquita do Círculo Interior, em Wynberg, em 2 de setembro de 2016, na Cidade do Cabo

1996, o Imam Muhsin Hendricks fundou "The Inner Circle", um grupo de apoio para os muçulmanos que vivem em Cape Town, que se sentiram rejeitados devido à sua orientação sexual 



Nenhum comentário:

Postar um comentário