Como os criadores de Moonlight fizeram uma janela universalmente aclamada na identidade gay negra

Este filme elegante está ganhando prêmios

Por Tasha Robinson 2/11/2016
 

Desde o momento em que o filme Moonlight de Barry Jenkins estreou no Festival de Cinema de Telluride em novembro, tem sido um amor crítico, com elogios que o acompanham de festivais de cinema em Toronto, Nova York e Roma até seu atual lançamento nos cinemas. 


 Atualmente, mostrando uma classificação de 99 por cento tanto Metacritic e Rotten Tomatoes, o filme reuniu-se com aclamação universal para a sua abordagem invulgarmente formal, mas ousada para o terreno familiar da história de vinda-de-idade. 

 O escritor-diretor Barry Jenkins baseou o filme no jogo autobiográfico de Tarell McCraney Em Moonlight Black Boys Look Blue, que segue um personagem negro gay através de momentos-chave na infância, adolescência e idade adulta.  

O filme de Jenkins reestruturou a peça em três atos distintos, configurados para uma mistura de hip-hop e música orquestral poderosa, com o personagem central operando sob diferentes apelidos e identidades em cada ato.Como uma criança, pouco (Alex Hibbert) é quase silencioso, batido na submissão pelos meninos sua idade que o suspeitam do effeminacy.  

Sua mãe viciada Paula (Naomie Harris) não ajuda, mas encontra abrigo com um traficante de drogas local (House Of Cards 'Mahershala Ali) e sua namorada (cantora Janelle Monáe).  

Como um adolescente, ele passa por Chiron (Ashton Sanders), e ele lida com valentões e sua mãe de novas maneiras.  

E como um adulto fortemente musculoso com o nome de rua Black (Trevante Rhodes), ele tem uma presença dominante que mantém o mundo à distância, mas ele não é menos tímido e retirado.


 O Moonlight é uma peça emotiva e evocativa, e tem pouco em comum com o outro filme mais prosaico de Jenkins, Medicine for Melancholy, de 2008. Mas ambos os filmes lidar com a luta pela identidade negra, e ambos explorá-lo através da conversa. 

 Ambos os filmes reconhecem a confusão e a frustração dos protagonistas, e exploram a forma como diferentes grupos reforçam seus estereótipos e resistem a qualquer tentativa de individualidade.  

Recentemente falei com Jenkins e McCraney sobre como a peça se tornou o filme, como a música e enquadramento contam a história, e como eles navegam a controvérsia #OscarsSoWhite.Barry, você disse que o protagonista neste filme não participa do mundo. Quais são os desafios de contar uma história sobre alguém que está tão retirado?Barry Jenkins: Foi o que mais me atraiu para o personagem, como alguém que também cresceu, de certa forma, sem participar do mundo. 

 Foi uma grande oportunidade para mergulhar o público no que se sente, estar sempre presente e, no entanto, não estar presente ao mesmo tempo.

 E à medida que o filme continua, atraímos o público cada vez mais para dentro desse estado mental. Eu vi isso como um desafio muito interessante, e eu gostei dele.Parece que você vê o personagem de forma diferente. Como você conseguiu navegar quando você estava adaptando a peça para o filme? Como você falou sobre esse personagem juntos?Tarell McCraney: Bem, como Barry declarou, ele queria mergulhar o público na retração de Chiron, seu mundo interior.  

Ele filmou o filme do ponto de vista do personagem, por isso ele está convidando você dentro da mente de uma pessoa que está envolvida no mundo de uma maneira diferente da que normalmente vemos. Estávamos sempre na mesma página com isso.  

E o que ele fez com aquela paisagem, essa paisagem sonora, era linda e fascinante.

"" O mundo está certamente invadindo seu espaço pessoal, e até mesmo seus pensamentos mais íntimos. ""BJ: Minha abordagem não é tão intelectual dessa maneira. O fato de Chiron existir faz dele um participante, sem dúvida. Eu acho que seu comportamento é passivo, e eu não acho que é passiva por escolha, também. Acho que surge da situação em que seu personagem está.Ambos os seus longas-metragens são expressamente sobre personagens negros definindo suas identidades, e como eles se encaixam no mundo.  


Existe algum elemento de ensino para essas histórias, qualquer grau em que você queira ajudar outras pessoas a trabalhar através de quem elas são e como elas enfrentam o mundo?BJ: Eu não sinto que o filme é significado, do meu ponto de vista, ou Tarell, como um objetivo, para ser um ponto de ensino ou uma placa de ressonância ou uma lição para qualquer um. Quando os personagens vieram a mim, meu objetivo era fazer justiça por eles.

 Apesar de eu pensar que o personagem está nesta missão para descobrir quem diabos ele é, apesar de um mundo tentando dizer-lhe o tempo todo quem ele é, o fato de que alinhado muito bem com o meu trabalho anterior fazia parte do Pelo que eu pensei que eu poderia trazer alguma autoria para ele.

 Que eu poderia alinhar minha voz com Tarell. Então, nesse ponto, eu concordo definitivamente, apesar destes dois filmes serem muito, muito diferentes, os protagonistas estão trabalhando para o mesmo fim.A24Tarell, há tanta autobiografia nesta história, em termos de sua mãe, e sendo resgatada por um traficante de apoio, e como você aprendeu a nadar. Qual é a maior partida entre essa história e a sua?TM: Bem, eu não me tornei traficante de drogas. [Risos] Meu trabalho no comércio de drogas era muito limitado, e eu certamente não estava em nenhuma armadilha de caixa de ninguém, então há saídas na história de minha própria vida.  

No entanto, Barry não fez uma grande partida da intenção original eo script original. 

 Como você perguntou antes - este personagem está explorando sua identidade, ou tentando descobrir as coisas, tentando descobrir grandes questões, porque isso é exatamente o que eu estava fazendo com a minha própria vida.  

Eu coloquei minha vida em ordem, e [na história] virou à esquerda em vez de direito, para ver como seria, para ver o que eu poderia ter se tornado. Então era certamente pessoal dessa maneira. 

 Essa jornada foi importante para mim, não para ensinar a ninguém, mas para me fazer essas perguntas que ainda são grandes na minha vida. Estou vivendo a vida que eu deveria viver?

 Como eu deveria estar vivendo isso? Estou vivendo de acordo com essa compreensão da masculinidade citação-unquote de que eu venho? O que significa ser filho de um viciado em crack no mundo?  

E o que eu estou carregando que eu não estou necessariamente pensando sobre o nível de superfície?

 Barry mergulhou nelas de uma maneira visceral, e eu apreciei, porque eu realmente tenho mais perguntas do que respostas, mas agora eu acho que elas são perguntas mais sucintas.A peça foi estruturada de forma diferente do filme. O que foi a escolha de reconstruí-lo em três atos, em vez de ir e voltar entre ações paralelas realizadas por todos os três personagens?TM: Barry veio até mim e disse: "Eu entendo o que você está tentando fazer em contar essa história, e eu sinto que isso será melhor servido nesta estrutura. Você já viu o filme Três Vezes?

 "Eu disse que não, mas eu li sobre ele, assisti algumas, e falei com ele mais sobre isso, e eu percebi que ele estava tentando fazer a coisa que eu estava fazendo, colocando os passos Em uma ordem que faria sentido.

 E eu me apaixonei por essa idéia, porque era depois da mesma coisa. 

 Ele estava alinhando eventos e vendo como eles fazem reparações. Uma vez que ele trouxe isso para a mesa, eu estava vendido.Barry, você disse que conectou sistematicamente as diferentes idades dos personagens principalmente através do enquadramento. Como você pensou sobre atirando o personagem em diferentes atos?BJ: James Laxton - o cinegrafista - e eu escolhi para filmar o filme em Cinemascope anamórfico. Eu queria apresentar uma versão deste personagem que tem este grande espaço, aberto, esses quadros largos-abertos. 

 Não necessariamente como um ocidental, mas eu queria que os personagens sempre têm a opção de sair do centro do quadro se eles escolheram. Este é um personagem que está recuando, se retraindo, entrando, e eu queria criar claustrofobia para ele sem ter um quadro congestionado. 

 E eu acho que o filme é destinado a ser imersivo, por isso estamos sempre a poucos metros na frente dele ou atrás dele. Eu acho que é uma perspectiva melhor para o público se identificar com o personagem do que estar em um OTS. James e eu tínhamos que trabalhar para ajudar o público.  

E era apenas sobre tentar encontrar molduras, e algum tipo de justaposição editorial que poderia sugerir a sensação do caráter de batida a batida.A música neste é tão notável. Como você usou isso para contar a história?BJ: Minha cineasta preferida é Claire Denis, e ela usa orquestral pontuação em filmes bastante liberal, apesar de ser considerado este cineasta austeridade muito arthouse. Então eu sabia que queria uma partitura orquestral neste filme.

 Não é como um contraponto para a configuração, ou os personagens. É sempre como eu vi o filme se divertindo.

 Ao mesmo tempo, havia essas pistas de origem. Como Chiron / Black está assumindo essa personalidade muito mais hipermasculina, as dicas de origem também.  

Eu queria encontrar uma maneira de misturar fluidamente essas coisas, mas também tenho a pontuação orquestral, feito por Nick Britell, fundir com o personagem.  

Uma coisa que eu disse para Nick foi: "Mesmo que esta seja uma orquestra de câmara, ela ainda precisa ser um pouco pesada, porque o mundo em que Tarell e eu crescemos é muito baixo.

" Sempre que sentimos Houve uma efusão ou uma inundação de emoção para Quíron, haveria essa pontuação sutil para sincronizar com isso. Não necessariamente para embellish-lo, mas para marcá-lo.
Você sente que a reação da comunidade negra à queerness mudou desde que você cresceu?TM: Sinto-me como com o advento da era da informação, e apontando para a comunidade particular que cresci em ...


 Eu não posso falar para cada comunidade em todo o país, mas particularmente em Liberty City, a conversa é mais ampla.  

Alunos e jovens têm mais acesso a outras pessoas que estão lidando com coisas semelhantes. 

 Então, a conversa está na mesa de uma maneira mais real e tangível.

 É mais difícil isolar alguém e chamá-los de outlier, porque você pode ver que isso não é verdade.  

Mas também vou dizer que na comunidade em que crescemos, havia outras pessoas que se identificavam como gay ou gay.

 Esta é apenas uma história de muitos que estavam lá.Tantas coisas significativas acontecem nas transições entre segmentos, como Little se torna Chiron, e Chiron se torna Black. Pode ser chocante. Como você navegou a questão do que você poderia deixar para fora da história?BJ: Eu queria me concentrar em Chiron - é a história dele, absolutamente.

 E eu também acho que o filme é interseccional, e uma das seções é sobre o mundo projetando essa idéia de masculinidade, esta idéia de escuridão, essa idéia de queerness.

 O mundo projeta identidade sobre todos nós, mas particularmente Chiron. 

 Acho que o desempenho Ashton dá como Chiron mostra como Little, interpretado por Alex, foi reformulado na imagem do mundo, ou como uma resposta à agressão do mundo.  

Assim, cada vez que revisitar o personagem, todo esse tempo passou. 

 Há uma história entre essas seções, mas a história não é o ponto.

 Para nós, o ponto era: "Como Chiron foi moldado pelo seu passado?" E eu adoro isso. 

 Eu falo com pessoas em Q & A depois, saindo do auditório, e eles têm todas essas teorias sobre coisas que aconteceram entre as seções da história.  

É ótimo, porque eu posso vê-los colocando-se na peça de uma forma que é muito ativa e orgânica.  

Há mais história para os outros personagens, mas o filme já é de 110 minutos, e eu acho que 110 minutos de Chiron é muito intenso. 

 Paula é o lugar onde Tarell e eu nos conectamos mais, e eu acho que nós dois podemos dizer que há tanta história para Paula, mas o filme pertence a Chiron.

"" Porque me agarrou tão visceralmente, nunca houve qualquer dúvida de que iria sair de uma maneira que era única e distinta. ""O filme foi abraçado criticamente por suas especificidades, mas também em termos gerais, como antídoto para uma comunidade cinematográfica em grande parte branca e para a narrativa 


BJ: Este filme, os personagens poderiam ser roxos, ea estrutura ainda estaria fora da norma.  


A linguagem neste filme seria muito além da norma. 

 A maneira que está sendo moldada agora é grande, em uma determinada maneira.

 Qualquer coisa que tenha mais olhos no filme é uma vantagem.

 Mas é difícil para mim responder a essa pergunta, porque nenhuma dessas coisas estava em nossas mentes ao fazer isso. 

 Este filme começou há três anos e meio.  

Se eu fosse fazer um filme hoje que foi projetado para capitalizar sobre essas coisas, eu provavelmente teria feito um filme muito diferente. Eu acho que as pessoas estão famintas por vozes únicas e imagens únicas, e nosso filme está se beneficiando da fortuna de vir junto neste momento.  

Mas quando você assiste ao filme, está claro que não foi criado na expectativa de cair neste momento.

 E eu acho que as pessoas estão realmente respondendo a isso, porque apesar do que está trazendo-as lá, uma vez que eles entram no auditório, eles ainda estão recebendo uma surpresa. Eles ainda estão recebendo algo que é único.Se você tentasse fazer um filme imediato para capitalizar o movimento da diversidade, como seria? Como isso afetaria sua abordagem?

FONTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário